Pular para o conteúdo principal

Neoliberalismo e instâncias de dominação


Etelma T. de Souza

           
O sistema político liberal possui características fundamentais que lhe dá sustentação. Uma dessas, é a livre iniciativa, focada no indivíduo, na competitividade. A idéia de liberdade, por vezes, confunde-se com a licenciosidade. Prevalece aí a máxima de que devemos adotar o livre mercado em detrimento do Estado, ou seja, a interferência desse deve ser mínima. E, de preferência, apenas no que tange às questões sociais.
O neoliberalismo não visa ao bem comum, mas apenas àqueles que se sobressaem. Foi engendrado a partir da Revolução Industrial, onde a produção tornou-se propriedade de poucos, os quais acumularam capital, do qual tornaram-se donos e, ao mesmo tempo, reféns. Assim, com essa concentração de renda, os conflitos sociais emergem e/ou são acirrados os já existentes.
            Os liberais (e/ou neo-) também se servem dos meios de comunicação para dominar a população. Para esta, é lhes fornecido um mundo de fantasias a fim de que possam ser "anestesiados”, pois assim, conformar-se-ão perante as mazelas e desmandos desse sistema opressor.
Assim, a televisão, por exemplo, que é uma instância de socialização, funciona de acordo com os interesses da classe dominante. Destarte, servindo à opressão, dominação e à "idiotização”. Não instiga ao pensamento crítico e à conscientização (= consciência para ação).
Nessa perspectiva, a moral coletiva que se pretende formar, é a de conformação com a realidade de cada um. Pode-se dizer, até mesmo, de pensamento único. Afinal, o que vemos na tv, nos mais diversos canais, senão um direcionamento ao acirramento de preconceitos.
Isso, ao mostrar apenas um lado da história, sobre um determinado fato ou acontecimento. Ou, às vezes, até mostram-se os dois ou mais lados, porém, a diferença na exibição e forma de tratamento aos mesmos, é outro brutal flagrante da diferenciação entre pessoas, de acordo com os interesses em jogo; de acordo com os envolvidos.
Um dos exemplos mais gritantes é o caso de adolescentes autores de ato infracional que são internados na FEBEM (recuso-me a alterar o nome, visto que as práticas são as mesmas, a ideologia é a mesma, mudaram apenas o nome...). Geralmente, os adolescentes internos são apresentados como os carrascos da história. É óbvio que não poderia ser diferente, afinal, sendo um meio que serve à dominação, não vai mostrar/dizer que é um sistema falido, que só se chegou a isso devido à ausência de políticas públicas, à incompetência do governo, à falência do Estado, etc. é bem mais prático, uma vez mais, responsabilizar os adolescentes por sua condição.
Assim como, propor aliterações numa lei federal que sequer foi implementada (ECA), incentivar o rebaixamento da idade penal, a pena de morte. E é assim que pretensos apresentadores de pretensos noticiários, contribuem maciçamente para a formação de uma moral com base no pensamento único. É desta forma que a população acaba descobrindo, e revelando, o que há de hediondo dentro de si. E é assim, sobretudo, que continua a ser manipulada, dominada.
Nossa época atual lembra muita a dos antigos imperadores, que ofereciam à população pão e circo. Para a nossa sociedade, está faltando o PÃO!...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da doutrina da situação irregular à doutrina da proteção integral - Etelma T. de Souza

Nesses tempos em que a grande mídia e seu séquito explora cada vez mais a inimputabilidade penal fazendo parecer que adolescentes são responsáveis pelo maior índice de violência, quando sabemos que não o são, quanto mais informações a respeito da legislação vigente, melhor amparados estarão aqueles que defendem o ECA - Estatuto da Criança e do adolescente.           Pensando nisso, resgatei material de apoio à capacitações ministradas por mim e reproduzo aqui.           Vamos comparar as legislações específicas para essa população, abordando o malfadado Código de Menores, vigente até 1990 e o ECA, promulgado a 13 de julho de 1990.           Pretendo com isso, levar à reflexão e percepção dos preconceitos incutidos na legislação anterior e até hoje reproduzidos por parcelas de nossa sociedade.           Boa leitura!                     Começaremos pelo conceito de doutrina: ü   Doutrina o    “no mundo jurídico, entende-se como doutrina o conjunto de produção teórica elabor

Políticas públicas para crianças e adolescentes e fiscalização do Consel...

Dentre as atribuições do Conselho Tutelar está a de fiscalizar a execução de políticas públicas. Nessa conversa, eu e Daniele Rebelo, falamos sobre esse tema.
  Políticas públicas para as mulheres na cidade de São Paulo [1] Elaborado [2] por Etelma T. de Souza [3]   Sugestões para a gestão Márcio França e Antonio Neto – 2021 a 2024 As políticas públicas voltadas para as mulheres na cidade de São Paulo serão implementadas de acordo com os seguintes princípios e diretrizes: ü   Descentralização político-administrativa; ü   Universalização da política de atendimento; ü   Garantia de atendimento à diversidade de mulheres, o que significa pensar e definir políticas para mulheres de diferentes idades, etnias, profissões, culturas; para mulheres de diferentes situações socioeconômicas; pensar também na identidade de gênero e orientação sexual e nas mulheres oriundas de povos e comunidades tradicionais, dentre outras que compõem a sociedade paulistana; ü   Representatividade da diversidade em todos os eixos estruturantes do PMPM – Plano Municipal de Políticas para as Mulheres; ü   Transversalidade das políticas de gênero para enfr